REFLETIR E EVOLUIR

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Projeção ...

"Segundo Freud, a projeção é um mecanismo de defesa psicológico, utilizado pelo Ego.
Projeção - o ato de atribuir aos outros os Traços de Personalidade, as Atitudes, os Motivos e os Desejos que são censurados pelo próprio indivíduo. Quando alguém critica severamente a conduta dos outros está, na verdade, criticando nos outros aquilo que se nega a reconhecer em si mesmo. Por exemplo, se vejo malícia em tudo é porque dentro de mim existe malícia e capacidade de trapacear.
A projeção é responsável pelas idéias de Referência, quando o indivíduo crê Ser o objeto de atenção e depreciação das pessoas que o rodeiam. Se entra em um local e as pessoas riem, entende essa atitude dos outros como desrespeito e gozação; não compreende que o riso pode ter sido motivado por qualquer outro assunto, ou que as pessoas talvez nem a tenham notado e que, na verdade, projetou nos outros seu complexo de inferioridade e sua baixa estima. ( trecho do Livro: Seja Feliz - Elaine Aldrovandi )

È comprovado que :

Aqueles que vivem motivados pela inveja, acreditam que todas as pessoas são iguais... Se o fulano comprou um sapato igual ao seu...é por inveja...não conseguem enxergar outras possibilidades... acha que todo mundo morre de inveja dele;
O mentiroso acha que todo mundo está mentindo sempre, assim como ele o faz, não consegue ver sinceridade e verdade nas atitudes alheias, justamente porque ele age sempre mentindo, inclusive para si mesmo;
O falso acha que todo mundo é falso... Que todos vivem o que ele vive...
O maldoso vê maldade em tudo e em todos... Não consegue ver nos corações alheios a bondade... Zombam, debocham e criticam aqueles que agem por bondade.
São pessoas extremamente críticas, intolerantes, agressivas, não aceitam promover a mudança de atitude necessária para o equilíbrio de si mesmo, não admitem que precisam de ajuda, sempre culpam os outros pelos seus fracassos, erros, problemas...
Se julgam o Centro das atenções, ou seja, o que todo mundo faz ou deixa de fazer, é por causa dele.
Os que não buscam ajuda médica, e crescimento espiritual, procurando uma reforma íntima, acabam sofrendo de inúmeras doenças psicológicas e físicas, já que a mente reflete no corpo.
Portanto, se o problema é sempre "os outros", está mais do que na hora de fazer uma reflexão e uma avaliação de si mesmo!
Está mais do que na hora, de enxergar aquilo que não se quer ver, aceitar o que se nega, corrigir o que se erra!!!
Acordar a Dona Consciência!

É indispensável e mais que necessário, manter a vigilância sobre os atos, pensamentos e sentimentos...

"Pois cada um oferece, aquilo que tem e transborda de dentro de si." (frase de Augusto Branco)

2 comentários:

Denise Carreiro disse...

Quem fala muito bem sobre esse tema é Divaldo Pereira Franco, pelo espírito Joanna Di Ângelis. Muita paz!

Dri Fantini disse...

Obrigada pela sua visita e sua valiosa dica Denise...Divaldo e Joana de Ângelis...Luz para o nosso caminho!